Das poucas coisas boas que o mundo recebeu de Cuba, uma delas foi a música.
O regime do "democrático" de Fidel I o Imorrível calou alguns grandes músicos por mais de 40 anos até que...
O regime do "democrático" de Fidel I o Imorrível calou alguns grandes músicos por mais de 40 anos até que...
"Buena Vista Social Club era um clube de dança e atividades musicais de Havana em Cuba, local onde os músicos se encontravam e tocavam na década de 40, entre eles Manuel "Puntillita" Licea, Compay Segundo, Rubén González, Ibrahim Ferrer, Pío Leyva, Anga Díaz. Ao longo dos anos novos membros entraram no grupo.
Na década de 1990, aproximadamente 40 anos após o fechamento do clube, inspirou uma gravação do músico cubano Juan de Marcos González e o guitarrista americano Ry Cooder com os músicos tradicionais, o disco, chamado Buena Vista Social Club tornou-se um sucesso internacional. Foi quando então o diretor alemão Wim Wenders filmou a apresentação do grupo na Holanda, e uma segunda apresentação no famoso Carnegie Hall em Nova York, transformando num documentário, acompanhado de entrevistas feitas em Havana com os músicos."
O filme, chamado Buena Vista Social Club, foi aclamado pela crítica, sendo indicado ao Oscar na categoria Melhor Documentário e ganhando o prêmio de Melhor documentário no European Film Awards.
Assistam ao vídeo, perto do 1:30s começam a aparecer imagens de Havana, mas sem um viés político ou ideológico.
Notem a "modernidade" e a "beleza" da cidade e dos cidadãos cubanos.
Tirem suas próprias conclusões.
E aproveitem para ouvir músicos de qualidade impressionante que se perderam durante quatro décadas privando o mundo de tanto talento.
E VIVA LA REVOLUCION....Arghhhh!!!!
DVD Buena Vista Social Club, (1999)
Um comentário:
Olá Fernando,
nos idos de 2004 eu ganhei do meu filho o DVD do Buena Vista de Natal. Eu simplesmente amo esses cubanos no quesito música.
Vi o documentário anos depois na TV a cabo e sempre fico emocionada!
Obrigada por me fazer reviver esses bons momentos.
Abraço.
Postar um comentário