* Democracia neste país é relativa, mas a corrupção é absoluta *

* Democracia neste país é relativa, mas a corrupção é absoluta *
QUANDO A POLITICA INTERFERE NA JUSTIÇA NADA MAIS FAZ SENTIDO

segunda-feira, outubro 23, 2023

Faixa do cidadão e o reencontro com o passado.


 

Meu velho Cobra 148 GTL.


Hoje, por acaso, encontro um velho conhecido, confesso que no primeiro momento tive que fazer um gigantesco esforço mental, buscar nos arquivos "do muito antigamente" quando um senhor de seus 75 anos muito bonachão se aproxima de mim e com um largo sorriso me encara e mete um "VC por acaso é o Raposa Prateada?
No primeiro momento uma avalanche de recordações jorraram pela cabeça, sentimentos de um tempo que certamente não volta mais, na verdade, um baque.
Lentamente respondo, sim ERA eu, mas faz tanto tempo que não me chamam pelo apelido completo dos tempos dos rádios 11 metros que fiquei até emocionado. Alguns que ainda tenho contato usam apenas Raposa, ainda nos chamamos pelos nomes das estações.
Minhas memórias continuam entrando em desespero para decifrar quem é a pessoa atrás daquele sorriso amigável, que já não era assim tão desconhecido.  Enfim, percebo que a idade bateu e a tal informação que tanto buscava precisava de um algo mais para completar a ficha. Claro que no meu caso, o algo mais era TODA a informação que o velho Macanudo pudesse me reportar.
Confessei meio constrangido que por mais que eu quisesse não conseguia ligar nome à pessoa.
Uma amigável gargalhada vem acompanhada da frase:
 Breiko...Breiko... PX2H(*) estação Maresia pede oportunidade, Roger...
O prefixo e a entonação da voz aliviaram minha cansada memória, estava ali, bem na minha frente um velho macanudo de ouro que não "bigodeavamos há mais de 30 anos. O amigo do éter Maresia, um operador da faixa cidadão, dos tempo dos 11 metros do inicio dos anos 1990, talvez um dos primeiros amigos, dos muitos que fiz modulando pela faixa.
E a resposta foi, 
Ok...OK.   Aqui PX2h(*) Estação Raposa Prateada, hoje em dia mais prateada que raposa.. modulando de Santos  SP,  adiante macanudo, a seja bem vindo Roger ...Roger... 
Um afetuoso abraço e tome um infinito cambio espada que acaba se tornando um almoço, e as histórias da vida que se seguiram quase que sem percebermos, quando damos conta já haviam se passado mais de 6 horas e "algumas" cervejas de bate papo e recordações.
Na verdade, busco com esta lembrança é passar o valor que muitas pessoas que passam por nossas vidas deixam na saudade, a vida se incumbe de fazer cada um seguir seu caminho, as dores e amores, as batalhas e lutas nos jogam como velas ao vento... To me sentindo meio brega, mas é isso aí. O velho Maresia foi um professor de vida para um jovem de pouco mais de 25 anos onde ele do alto de seus 40 e alguns me adotou como pupilo de Faixa do Cidadão, e depois como um quase filho. Muito desta vida levo de ensinamentos e conversas que tive com o "seo" Valayrson é, maresia é mais suave...
Amizade que se fez do nada, porém foi muito importante enquanto durou.
Em um tempo que estávamos a anos luz de um telefone celular, os radio amadores e faixa cidadão se comunicavam com o mundo levando notícias encontrando pessoas, enfim, no meio do divertimento ajudando a quem precisasse. 
E olha que eu particularmente ajudei a encontrar pessoas, a conseguir medicamentos, até trabalhar como operador de rádio taxi com a minha banda palitada com outros velhos amigos para ajudar a cooperativa de taxis aqui da cidade quando a antena desabou em um vendaval e eles ficaram sem comunicação com as unidades.
O velho Maresia, havia há muito saído da região do Litoral Sul de SP e por conta da profissão se mudou para o Norte do Brasil, eu aqui, criei família, e continuei a vida, nunca mais nos falamos via rádio, por um bom tempo apenas os velhos cartões de Natal e depois...
Ele impossibilitado por condições tecnológicas e financeiras, uma vez que QTH onde ele foi viver teria que gastar uma bala em grana para montar uma estação que tivesse potência suficiente para chegar até aqui, e cá entre nós, nem em sonho eu gastaria hoje o que gastei na época para ter uma outra estação e naquela época então.. E assim o velho "maresa" foi se fixando com sua lambari e trapizonga na obsoleta, mas funcional, plano terra e uma bota bem sem vergonha que o jopgava no fundo do poço e modulava lá pelas bandas dos estados do Norte Nordeste, chegando pra cá muito raramente com uma bigodeira insuportável que logo metia a pirambeira..
Apesar que à época minha estação era "tubarão" por conta da altura onde instalei a Plano Terra, e conseguia quase modular com o além de tanta potência. hehehe...
Soube agora que ele passava horas corujando atrás do toco minhas modulações e não conseguia retornar. Era o que se tinha de tecnologia, né? SE tivessemos radio amadores da Faixa PY nada dessa situação teria ocorrido, mas...PY era outra conver$a... Não era para nossa ralé.
Mas toda essa amplitude teve um preço, um  "orelha" chato pra caraleo que não se conformava do condomínio ter liberado a instalação da antena no telhado do prédio e isso deu um curto circuito e virou uma batalha pessoal que durou bem uns dois anos até o dia em que a DENTEL fiscalizou a minha estação e liberou colocando um fim na disputa legal, e um novo começo na disputa pessoal que só trouxe desgaste e dissabores. Esse era um macanudo das trevas, um bom filhodaputa que não aprendeu a se masturbar quando adolescente e passou a infernizar o mundo por onde vagou com aquela carcaça fétida e mal resolvida.. Espero que tenha melhorado, ou morrido.
E eu, casado de novo com novas responsabilidades, filho pequeno que deu trabalho pra cacete e muita pressão da minha Cristal, e confesso, um pouco decepcionado com muito macanudo das trevas que vagavam pelo mundo dos vivos e também pelo do éter acabei perdendo o tesão em modular e aos poucos fui abandonando a faixa até o dia em que vendi meu velho Cobra 148 GTL . Abandonando de vez a aventura do Radio Amador.
Enfim, o encontro com o Maresia está rendendo um jantar na próxima quarta feira com a presença garantida de muitos macanudos daqueles tempos, alguns conhecidos no bigode a bigode, outros apenas pela faixa, e mais os que se tornaram amigos e ainda o são pela vida e a memória aos que já estão em companhia do PX maior. 
Um tempo em que apesar do governo atrapalhar pra caraleo os rádios amadores com tanta regulação e pouca fiscalização, ainda conseguimos fazer muitos amigos ruído, bigodeira e banda lateral pelaí...

E no mais...

Cambio final e 


PHODA-SE!!!






Share/Bookmark

3 comentários:

Paulo Stefano Giammattei disse...

Teu relato meu enviou ao passado , tive um cobra igualzinho a este , eu era
O Raul da Estação Hawai 5.0 - do Jaçanã !!!
Bons tempos aqueles meu amigo , bom tempo , hoje fico só corujando o passado.

A Marreta do Azarão disse...

Bela postagem.

Antipetista disse...

Boa crônica, Mascate! Meu pai tinha um rádio (não sei qual o modelo) com uma antena enorme no quintal da casa e lembro-me das vezes que ele falava frases como "PA-PA-TANGO...Alpha Victor...Mike... Charlie..."