* Democracia neste país é relativa, mas corrupção é absoluta *

* Democracia neste país é relativa, mas corrupção é absoluta *
"PIMENTORIUM IN ANUS OUTREM REFRESCUS EST"

domingo, outubro 12, 2008

Tarso defende reforma no sistema eleitoral do País

No duro esforço de emplacar um projeto de reforma política em um Congresso que já titubeou diversas vezes em mudar as regras do jogo político, o ministro da Justiça, Tarso Genro, acredita que o sistema eleitoral brasileiro está esgotado e precisa mudar antes do pleito de 2010 para que o combate à corrupção continue a avançar no País.

O que deve mudar?
Desde o financiamento público à verticalidade das alianças, uma nova regulação para a fidelidade partidária, a votação em lista, uma cláusula de barreira, que reduza pela metade os partidos, a não integração de tempo de televisão nas alianças locais, para que se reforce a visão nacional dos partidos e não o comércio das siglas.

Entra voto obrigatório nessa discussão?
Não, não entra.


blog it
O interessante é que todo mundo em Brasília quer a reforma política, mas nunca fazem e quando falam em fazer o primeiro item que é excluído de qualquer reforma é o VOTO OBRIGATÓRIO.
Numa democracia realmente consolidada o voto é FACULTATIVO, mas no Brasil os caciques da política sabem que se o voto deixar de ser uma obrigação e passar a ser um direito, muita gente não vai conseguir se eleger, e é justamente nesse ponto que a reforma não anda.
O medo que os políticos tem do povo. Só o povo ainda não percebeu isso

O VOTO É UM DIREITO E NÃO UMA OBRIGAÇÃO.!!!

Share/Bookmark

Nenhum comentário: