* Democracia neste país é relativa, mas a corrupção é absoluta *

* Democracia neste país é relativa, mas a corrupção é absoluta *
QUANDO A POLITICA INTERFERE NA JUSTIÇA NADA MAIS FAZ SENTIDO

sexta-feira, março 23, 2012

Corrupção na saúde? Agora me contem algo que eu não saiba!!!

No Fantástico do último domingo exibiram uma reportagem onde mostra como funciona a corrupção e a safadeza em licitações no sistema de saúde do Hell de Janeiro.
A grita foi geral após a exibição das imagens. O governo do estado deu declarações de que os culpados seriam punidos, que providências enérgicas seriam tomadas, e que a bandalheira iria acabar.
Duas coisas me incomodam nessa situação.
A primeira é que a reportagem trouxe a luz uma prática comum no Brasil, seja na saúde, na educação, ou mesmo na segurança. Em qualquer licitação que se faça na pocilga, em qualquer estado ou prefeitura, SEMPRE existiu e continuará existindo "os por fora" que determinarão os vencedores das concorrências. 
É assim até em condomínios onde a maioria de vocês moram. Qualquer obra em condomínio é praxe a empresa que é a vencedora da licitação já ter colocado no orçamento os 10% do síndico. E sei do que falo, pois já fui síndico de prédio e tive vários problemas para fazer os fornecedores entenderem que eu queria os 10% de desconto para o condomínio no serviço ou no material em vez de "por fora" na minha conta. Mas isso era só eu, os outros que me antecederam e me sucederam ficavam caladinhos e felizes, tanto que em alguns condomínios o cargo de síndico é quase que vitalício. Prestem atenção no seu prédio, se o síndico não quer largar o cargo nem a pau, podem acreditar, tem maracutaia, grana e alguns benefícios envolvidos. 
Mas os problemas dos condomínios acontecem porque a imensa maioria dos moradores pagam para não terem que participar de reuniões e nem fiscalizar onde vai o próprio dinheiro da contribuição mensal. E assim é na vida comum, o governo pega sua grana e faz o que bem entende e a sociedade não quer nem saber de se posicionar e se unir para que tenha uma gestão séria do dinheiro público e colocar um fim na corrupção.

E a segunda, é que todo esse oba-oba da imprensa sobre essa reportagem não vai dar em nada. As punições não acontecerão, os envolvidos não puxarão um único dia de cadeia, a grana não sera devolvida, e as empresas envolvidas mudarão de nome e continuarão trabalhando para o governo e tudo vai continuar na mesma.
Acontece que a corrupção e os "por fora" no Brasil se tornaram culturais, o poder público é o campeão nessa categoria. Seja em uma repartição onde o funça diz que seu processo vai levar "x" dias para sair, ou se você der um "jeitinho" o processo sai na hora. Seja na fiscalização onde os fiscais te encurralam na legislação caolha e te cobram para não te autuar ou liberar um simples alvará. Chegando aos ministérios e ao congresso nacional onde 10% é taxa de sucesso.

Na verdade nada vai mudar após essa reportagem. Assim como a faxina que a gerentona iria fazer nos ministérios e a coisa acabou em águas de batatas.
Para acabar com a corrupção no Brasil precisaríamos das ações e cobranças da população, mas um povo que estaciona o carro em vaga de deficiente físico, que recebe troco errado no balcão da padaria e se cala se o troco for para maior, claro. 
Um povo que abre e come produtos nos supermercados sem pagar, um povo que leva uma multa de trânsito e corre para passar os pontos da carteira para aquele funcionário ou parente que tem habilitação mas não dirige. Um povo que não vai nem a reunião de condomínio para fiscalizar onde e como seu dinheiro está sendo gasto. Esse povo não vai se importar com reportagens onde mostram a corrupção escancarada no Brasil.
E nem importa o quanto o governo roube para a Copa de 2014, o que o povão quer é o EXA!!!

Afinal de contas, todo mundo sempre gosta de levar uns 10% "por fora" né?

E...se o Fantástico mostrasse os empresários indo a reunião e se ofendendo com o "pedido" dos "por fora" para a licitação e saíssem da concorrência por não concordar com tal prática, aí sim seria estranho e digno de reportagem ou até de estudo de psiquiatria. Mas mostrar o óbvio é de uma falta de imaginação impressionante.
Aí virão alguns me dizer "ao menos mostraram a corrupção" 
E eu direi..."grande coisa nada vai mudar depois que esse assunto esfriar, a bandalheira vai continuar existindo e os corruptos continuarão trabalhando a todo vapor."

Então...

PHODA-SE!!!!!
........................................................

Share/Bookmark

9 comentários:

Ajuricaba disse...

Ficaria muito mais charmoso se chamasse Premera Muda, como você costuma usar

Sidney disse...

O mais engraçado é ver os nossos representantes politicos se espantar com tal matéria e pedir CPI para nada virar.

O Libertário disse...

E se você falar isso por aí nas ruas, nos escritórios, nas faculdades, nos botecos, etc, ainda vai ouvir de um monte de semoventes que isto só está aparecendo por obra e graça do governo petista. Somos ou não um povo imbecil? Responda.

O Mascate disse...

Libertário.
Você acha mesmo que precisa de resposta a imbecilidade deste povo?

O Mascate disse...

Sidney, os pdidos de CPI são uma forma de jogar para a torcida. Pendem algo que sbem que não vai dar em nada, mas ao menos mostraram trabalho para os desavisados eleitores.
No Brasil de hoje o que vale é o oba-oba, os resultados pouco importam.

O Mascate disse...

Grande Chefe.
Já imaginou a "praca" com os Dizeres Prêmera Muda Lerdícia Lula da Silva?

Gilrikardo-Blog disse...

há quarenta anos escuto sobre essas maracutais, todo mundo sabe e todo mundo finge não saber, uns porque sabem que de nada adianta, outros porque tiram alguma casquinha no esquema. Percebe-se isso mais facilmente em cidades do interior (onde nasci e me criei)onde a vida de todos é do conhecimento de tods. Sendo assim, não acredito que isso acabe algum dia, pelo menos na minha geração, quiça nalgum milênio adiante. INfelizmente não acredito em milagres... só nos resta espernear, gemer, lamentar e salve-se quem puder.

Anônimo disse...

MASCATE A CORRUPÇÃO NÃO ACONTECE SOMENTE NOS ALTOS ESCALÕES, ACONTECE TAMBÉM COM OS NOSSOS MISERÁVEIS E BEM AI NO PORTO DE SANTOS.
Não li nem vi a foto !!! Já soube por outras fontes sobre esse “comércio” e infelizmente é verídico!!! Estou cansada de atrocidades ... Repasso porque é URGENTE e... Se podemos fazer algo... Que seja pra ontem, pois estamos “vendendo” nossa Alma, compactuando e NADA fazendo !!! Já nem sei mais dar “nome” ao que “sinto” !!!

Heleninha

Assunto: FW: Enc: ACONTECE EM SANTOS!!!



POR FAVOR, COMPARTILHEM ESSA VERGONHA!!! Vergonha NÃO : CRUELDADE !!!
Ambulantes de Santos - São Paulo, vendem cães vivos para consumo em navios coreanos.
O porto de Santos, maior terminal marítimo da América Latina, vem sendo cenário de um cruel e ilegal tipo de comércio.
Com navios do mundo todo atracados a poucos metros da margem, ambulantes aproveitam o ambiente atípico para ganhar dinheiro oferecendo animais como mercadorias.
Segundo informações do site IG, além do comércio de drogas, o comércio de animais entre moradores e marinheiros é intenso.
Os bichos são colocados em situações deprimentes para que as vendas possam ser efetuadas.
O comércio de galinhas vivas é feito por meio de baldinhos presos a cordas que descem do deque dos navios.
Moradores denunciam o comércio de cães, vendidos para coreanos, que têm o hábito de consumir a carne desses animais.
“A gente achava que era pra eles criarem, mas depois disseram que eles fizeram um churrasco com o coitado”, diz Elisabete Santos, que anda desconfiada do carinho repentino que alguns vizinhos desenvolveram pelos cães da rua.
No Brasil, a venda de cães para consumo, apesar de ilegal, existe. O comércio de vidas no porto de Santos e em tantos outros locais só fatura porque não há fiscalização.

O Mascate disse...

Se acontece em Santos, acontece em todos os outros portos do Brasil.
Eu como cidadão santista não tenho conhecimento dessa crueldade, mas não duvido que seja verdade, já que a vigilância sanitária fechou uma pastelaria no centro da cidade que os chinas compravam cães para poderem comer...ou quem sabe colocar a carne nos pastéis que eles vendiam.

Comer cães é cultural para um china, assim como é para nós os bois, porcos e aves. Mas para tudo tem um limite, e se nossa cultura não permite tais práticas, cabe a PF investigar a veracidade dessa informação e enfiar esse povo que vende os cães na cadeia.