* Democracia neste país é relativa, mas corrupção é absoluta *

* Democracia neste país é relativa, mas corrupção é absoluta *
"PIMENTORIUM IN ANUS OUTREM REFRESCUS EST"

quinta-feira, junho 17, 2010

Concurso da OAB 13/06 (O Desabafo.)

Recebido por E-mail com pedido de divulgação.
Não tenho certeza da veracidade do conteúdo, mas na dúvida... aí vai.

O desabafo de um professor indignado com o nível de dificuldade que a OAB colocou no ultimo concurso realizado no dia 13 de Junho de 2010.
........................
Desabafo de um professor:

Caros alunos e alunas; Parabenizo aos que alcançaram a pontuação mínima para a aprovação para a segunda fase! Quem conseguiu, realmente pode se sentir muito, muito, muito orgulhoso. Foi a prova mais difícil de todos os tempos. E, atrevo-me a afirmar: não houve adequação, razoabilidade, e, até, como vi alguns comentando ontem em blogs na internet, teria faltado até mesmo lealdade na seleção dos temas e no modo de arguição dos quesitos. A prova de constitucional foi um absurdo, a questão de contribuição previdenciária em tributário, as questões de processo do trabalho, tutela coletiva na relação de consumo, enfim...

Escrevo para tecer algumas palavras de apoio e tentar confortar a grande maioria, a qual, sei que, infelizmente, não atingirá o índice de aprovação. A prova foi absurdamente difícil. Queria que vocês lessem essas palavras abaixo escrita por mim, direcionada a cada um de vocês, com imenso carinho e profundo sentimento de solidariedade.
Não sei o que passou na cabeça da comissão examinadora; não sei qual propósito eles pretendiam alcançar; qual objetivo; mas, em razão do estilo de prova, do modo como as perguntas foram feitas, permito-me presumir que a intenção não era das melhores. O modo como a prova foi construída permite presumir um dolo direto e objetivo de tentar reprovar a totalidade dos candidatos.

O triste é que, após rumores de que a CESPE poderá sair da organização do concurso, e aprovada uma medida "inovadora" de autorizar os alunos de 9º período a fazerem a prova, aumenta-se absurdamente o valor da inscrição, arrecadam-se mundos e fundos de dinheiro, e, fazem uma prova que classifico como covarde, desleal, legitimando a crença em um objetivo pré-meditado de tentar reprovar os candidatos globalmente.

Indago-me: para quê? Por quê? Qual o objetivo de tanta covardia?
Se a OAB acha que um advogado tem que ter esses conhecimentos para poder atuar na profissão, temos um gravíssimo problema social e institucional: acho que estaríamos sem advogados hoje no mercado...desafio, prestem bem atenção, D-E-S-A-F-I-O, os atuais advogados militantes, a fazerem a prova de ontem...asseguro a vocês: SERIAM REPROVADOS NA QUASE TOTALIDADE....SERÁ QUE O PRESIDENTE DA OAB PASSARIA NA PROVA DE ONTEM? Se eles, os mais antigos, os experientes, os militantes, não possuem esses conhecimentos, porque que vocês, os que estão chegando, teriam que tê-los?

Amigos, sou mestre em direito, especialista pela FGV, um profundo estudioso, leciono há quase 10 anos, em diferentes cadeiras, modéstia a parte, me considero um acadêmico de preparação e conhecimento acima da média dos meus pares...não sei se eu conseguiria passar na prova...
Ontem, na correção, a expressão dos professores era de assombro...todos se indagando "meu Deus, qual o motivo de se fazer uma prova nesse nível absurdo de dificuldade?".
Os próprios advogados/professores sentiram dificuldade para elaborar o gabarito...

Quando se faz uma avaliação, antes de qualquer coisa, há de se perguntar: para que fim estou fazendo essa avaliação?
Se avalio um candidato a ser militar, é necessário que ela tenha conhecimentos específico sobre técnicas de guerrilha e exploração espacial? Se avalio um candidato a se apresentar numa cena de dança espanhoila, ele tem que saber dançar frevo, merengue e afoxé?
O Exame da Ordem
está avaliando bacharéis em direito, os quais buscam apenas a licença para iniciarem sua profissão...não está avaliando ESPECIALSTAS EM DIREITO, JUIZES, PROMOTORES....sequer está avaliando alguém para que receba do Estado um cargo de Juiz ou Promotor...a avaliação deve ser sempre proporcional ao fim pretendido e buscando adequação ao perfil dos avaliados...se avalio 10 pessoas querendo reprová-las, indagando com profunda compelxidade e malícia as questões,sei que reprovarei a todos. Então pergunto: estou sendo leal?
É honesto convocar as pessoas a se habilitarem a fazer o meu concurso , se faço a prova
dentro de uma proposta que sei que meus candidatos habilitados não serão hábeisa respondê-los?

Para quê isso? Quanta covardia... Amigos, queria dizer a vocês que como advogado, hoje me sinto envergonhado, por estar testemunhando esse nível de atrocidade dentro da minha própria classe...e queria dizer, como professor, que estou muito sofrido e que compartilho a dor de vocês.

Queria pedir a vocês que NÃO ABAIXEM A GUARDA; SOMOS G-U-E-R-R-E-I-R-O-S; POR FAVOR, NÃO DEIXEM QUE UMA COVARDIA TIRE O BRILHO DE SEUS ROSTOS; NÃO PERMITAM QUE PESSOAS MAL INTENCIONADAS PREJUDIQUEM SEUS SONHOS; NÃO SE SINTAM INCAPAZES POR CONTA DESSA ESTÚPIDA PROVA DE ONTEM; ACREDITEM, E QUEM FALA É UM ADVOGADO, MESTRE, ESPECIALISTA, DOUTRINADOR, A MAIORIA DOS JUÍZES,PROMOTORES, DEFENSORES, NÃO PASSARIAM NESSA PROVA; NÃO SE SINTAM DESMERECIDOS!!!

Temos que ter a inteligência emocional de sabermos enfrentar momentos difíceis com maturidade e parcimônia, e , acima de tudo, resignação. Acreditem na justiça de Deus, ela não falha. Vocês que estudaram, se prepararam, se não deu nessa prova, VAMOS EM FRENTE, LEVANTA A CABEÇA E VAMOS DAR A VOLTA POR CIMA! VOCÊS SÃO BONS, MERECEM A APROVAÇÃO, E ELA VIRÁ. SÓ NÃO FOI DESSA VEZ...MAS ELA VIRÁ.

Não se deixem abater quando as pessoas lhes olharem e disserem "poxa, não passou?"; NÃO SE DEIXE ABATER! OLHE COM OLHAR DE GUERREIRO, e diga "NÃO DEU, COMO EM MUITAS SITUAÇÕES DA VIDA, MAS FIZ O MEU MELHOR, E NA PRÓXIMA PASSAREI". E vamos recomeçar...

Amigos, é hora de catar os caquinhos...equilibrar a mente...acalmar o
espírito...aconchegar o coração e ENCHER ELE DE GARRA!!! PEÇO A VOCÊS
GARRA!!! GARRA!!! GARRA!!! VOCÊS SÃO GUERREIROS!!! POR FAVOR, NÃO
ABAIXEM A GUARDA!!! SE NÃO DEU NESSA, PERDEMOS UMA BATALHA E NÃO A GUERRA...POR FAVOR, NÃO DESISTA...EU NÃO DESISTIREI DE VOCÊS,
EU
ACREDITO EM VCS, EU ESTAREI AQUI, POR VOCÊS, PARA VCS, PARA AJUDAR VOCÊS...
POR FAVOR, NÃO DESISTAM DE SEUS SONHOS!


Não se sintam diminuídos por ontem...essa prova, repito, foi covarde...e estou fazendo um comentário técnico...profundamente frio e técnico... Seria bacana se alguém tivesse acesso à Globo e conseguisse patrocinar uma matéria aonde essa prova fosse levada a juízes, promotores, defensores, delegados, e o repórter indagasse de plano e de surpresa "responde essa questão para mim, qual é o gabarito?". Vocês iam ver que raríssimos acertariam...duvido que fariam 50 pontos...falo isso para mostrar a vocês que VOCÊS NÃO SÃO RUINS...não!!! Levante sua auto-estima! Não deixe de ter orgulho de você! Goste de você! Continue acreditando em você! EU ACREDITO EM VOCÊ!

Amigos, foi uma ducha de água fria para todo mundo...para nós professores também...vivemos por esse momento...vivemos pela alegra de vocês...nos doamos de alma, de coração, por vocês...e quando vcs passam, é como se fosse cada um de nós...vibramos como se fosse no dia da nossa aprovação...e sei que vocês sabem o quanto essas palavras são sinceras... Ontem quando as mensagens começaram a chegar, especialmente de vários dos meus MELHORES ALUNOS, dizendo que não passaram, chorei...chorei...só parei quando meu pequenino filho Pedrinho, de 3 anos, falou "papai, não chora...", e me deu um sorriso lindo, me abraçou, e ali minha ficha caiu que a vida segue,é linda,
vale a pena, é muito mais e muito maior que uma reprovação...especialmente quando somos vítimas de uma covardia...pensem nos seus "pedrinhos"...pensem que ainda temos uma vida inteira pela frente...que em Outubro estaremos juntos de novo...e subiremos no ringue de novo...e faremos o nosso melhor! E na hora certa, Papai do Céu nos propiciará os louros da conquista! POR FAVOR, NÃO DESANIMEM! LEVANTEM A CABEÇA, ENCHAM O PEITO DE GARRA, DE VONTADE E FOME DE APROVAÇÃO, E VAMOS RECOMEÇAR!
A VIDA CONTINUA, NÃO ADIANTA CHORAR, NÃO SE DEIXEM ABATER! TEMOS QUE RECOMEÇAR...NA VIDA É ASSIM ...INFELIZMENTE, EM CERTOS MOMENTOS, SOMOS ABATIDOS...MAS, LEMBREM-SE DA FRASE QUE SEMPRE CITO: GUEREIROS NÃO SÃO OS QUE NÃO CAEM, POIS SOMOS HUMANOS, TODOS CAIREMOS...GUERREIROS SÃO OS QUE SE LEVANTAM...LEVANTE! VAMOS, LEVANTE! LEVANTE! VOCÊ É UM G-U-E-R-R-E-I-R-O (A)!!!

Fiquem com Deus,

Contem sempre comigo,


Beijo no coração!
(ARGH!!!)

Pedro Barretto,

Superman da OAB

Share/Bookmark

3 comentários:

Anônimo disse...

[Não sei o que passou na cabeça da comissão examinadora; não sei qual propósito eles pretendiam alcançar; qual objetivo;
????]


Ele não sabe? Então lá vai

O QUE ESPERAMOS DOS PROFISSIONAIS QUE VÃO NOS DEFENDER, contra as ditaduras, os crimes, as más interpretações de Leis.

1- Ter bons profissionais em ação.
2- Saber das Leis.(que deve ser o mínimo)
3- Brasil ser afinal um PAIS, democrata, instruído
4- Livrarmos de "professores" desse nível(desculpando seus alunos, por não saberem, o que ele deveria ter orientado)


Vai ver que alguns dos motivos forom estes, Não é professor?
Valha-me Deus, analfabetos funcionais, é o que eles pretendem.

"O Mascate" disse...

É meu caro anônimo.
Acontece que a OAB está fazendo o trabalho que deveria ser feito pelo mimistério da educação e "tirando de circulação" os formandos sem condições de exercer a profissão.
A cada ano que passa são despejados nas ruas mais de 600 mil bacharéis de direito, os que estudaram em boas instituições e foram alunos aplicados passam direto nos exames da ordem. Veja que apenas 12% é a média dos aprovados por ano, ou 72 para cada seiscentos que se formam.
Aí para suprir a falta de estrutura de alguns cursos de direito, criaram-se os cursinhos preparatórios para o exame da ordem. E a ordem vai arroxando cada vez mais para manter uma reserva de mercado de qualidade, pois todos nós sabemos que o que tem de advogado chinfrim por aí é uma grandeza.
Com um judiciário paquidérmico e com legisladores mediocres, os advogados tem que ser bons de verdade para poderem exercer a profissão, e na verdade o que vemos é gente sem preparo sendo chamada de Dr.
O exame da ordem está sendo usado para elevar o nível dos profissionais, e os que são reprovados ficam de gritaria.
Esse Superman da OAB que escreveu o texto me parece ser dono de um curso preparatório em Curitiba, daí já dá para se ter uma idéia da situação. É mais fácil culpar a OAB do que reciclar o próprio curso.
Na verdade nem sei se o texto partiu mesmo dele, ma tive que corrigir alguns bons erros de português antes de fazer a postagem. E olha que em matéria de língua portuguesa eu dou minhas mancadas.
Mas, enfim, vamos aguardar e ver no que isso vai dar.

Anônimo disse...

KARL MARX DISSE: O CAPITAL É QUE MOVE O HOMEM.POR QUE A OAB SERIA DIFERENTE, QUANDO VOCÊ NÃO PASSA VAI TER QUE FAZER O EXAME DE NOVO, E DE NOVO, E DE NOVO... E PARA O CAIXA DA ORDEM MAIS 300, E MAIS 300 E MAIS 300, ENTENDEU A LÓGICA.