* Democracia neste país é relativa, mas a corrupção é absoluta *

* Democracia neste país é relativa, mas a corrupção é absoluta *
QUANDO A POLITICA INTERFERE NA JUSTIÇA NADA MAIS FAZ SENTIDO

quarta-feira, maio 13, 2009

Cruz Vermelha de SP não consegue transporte para levar os donativos para o Nordeste.

Quatro anos depois de um dos filhos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva pegar carona em um avião da FAB (Força Aérea Brasileira) com mais 14 amigos para passar as férias no Palácio da Alvorada com direito a passeio de lancha, o Ministério Público Federal concluiu que não houve irregularidade e mandou arquivar a ação de improbidade administrativa contra o presidente.
A procuradora da República no Distrito Federal Anna Carolina Resende considerou que é possível pedir “carona” nos aviões da FAB que transportam o presidente e seus ministros.A excursão foi organizada pelo filho mais jovem do presidente, Luís Cláudio, em julho de 2004. Lula voltava de um evento oficial em São Paulo e trouxe junto o filho e amigos.
O grupo se hospedou no Alvorada, participou de churrasco na Granja do Torto, passeou de lancha no lago Paranoá, visitou o Palácio do Planalto e assistiu, na residência oficial, a um filme ao lado de Pelé. Depois, divulgou as fotos na internet, reveladas em reportagem da Folha, o que motivou a oposição a ingressar na Justiça com ação contra o presidente.
Na decisão, à qual a Folha teve acesso, a procuradora afirma que a situação é “bastante diversa” de quando ministros do governo Fernando Henrique usaram aviões da FAB para ir a Fernando de Noronha (PE) “acompanhados de parentes e amigos, sem que lá tivessem compromisso de trabalho”.
No caso envolvendo o filho de Lula, escreveu, “o vôo existiria, já que foi para dar cumprimento à agenda oficial do presidente”. A volta para São Paulo, afirmou, foi custeada pelos jovens.
A decisão final será do procurador José Barbosa Silva, da 5ª Câmara. A Folha apurou que ele deve concordar com o arquivamento. Os dois procuradores e a Casa Civil não quiseram comentar o assunto.
.
.
Enquanto isso... a Cruz Vermelha de São Paulo não consegue avîões para transportar os donativos aos desabrigados pelas chuvas no Nordeste.
São toneladas em ajuda paradas nos conteineres sem previsão de envio.
Agora, usar um avião militar para transportar amigos do filho do presidente pode até ser considerado um caso "normal" pelo Ministério Público Federal.
O anormal é ver que um governo, esse mesmo, retirante boia fria, que vive em dizer sandices para esse povo esfaimado e ignorante que hoje está submerso e isolado não se solidarizar e nem enviar os aviões para o transporte dos donativos. A FAB continua no chão junto aos donativos.
O "zeloso" Ministério Público Federal usa como argumento o fato de alguns ministros do governo FHC também terem se utilizado de aviões da FAB para irem à Fernando de Noronha em uma viajem de passeio com familiares e amigos. Agora, como o ministério público não agiu corretamente no caso do governo FHC, não fez que as leis fossem cumpridas, não puniu ninguém e nem recuperou o dinheiro do contribuinte gasto indevidamente, usa essa desculpa para "alisar" no governo do Batráquio.
Esse é o Brasil, um erro se justifica com outro, em vez das leis serem cumpridas, ficam com essa conversa mole para justificar os abusos e o corporativismo.
Na relidade para que serve mesmo o Ministério Público Federal?
.

ESPERO QUE EM 2010 O POVO NORDESTINO LEMBRE DISSO NA HORA DE VOTAR.
A SOLIDARIEDADE DO POVO DE SÃO PAULO PARA NA INOPERÂNCIA E INCOMPETÊNCIA DESSE DESGOVERNO CORRUPTO E ELEITOREIRO.

Share/Bookmark

22 comentários:

Abaixo o Serra disse...

Enquanto três prêmios Nobel de Economia não pouparam elogios para a política macroeconômica brasileira do governo Lula, diante da atual crise econômica mundial, José Serra entrou na contramão e criticou.

Para José Serra, certamente, bom mesmo era na época dele e de FHC, quando o Brasil quebrou 3 vezes e tinha que correr à Washington com o pires na mão, de forma vergonhosa e submissa.

Eu, você e qualquer um pode criticar os juros do Banco Central. Mas Serra e FHC não podem. Durante 8 anos eles nunca chegaram à uma taxa de juros que temos hoje. Em 2002, FHC passou a faixa à Lula com juros escorchantes, acima de 25%.

O pai e mãe dos juros altos são José Serra e FHC. Foram eles que venderam o patrimônio brasileiro e ainda sumiram com o dinheiro da venda.

Como se não bastasse sumir com o dinheiro da venda na privataria, ainda conseguiram a proeza de fazer o Brasil mais endividado, mesmo vendendo patrimônio para pagar a dívida.

Deixaram o Brasil com tão baixa credibilidade, com fama de caloteiro, dependente do FMI, que ninguém comprava títulos da dívida brasileira se os juros não fossem MUITO altos.

Por causa dessa herança maldita de um dívida mal feita e não paga, sofremos até hoje com pagamento de juros. O governo Lula teve que pagar o que seria normal, e ainda pagou pelos rombos deixados pela dupla Serra/FHC.

Mas graças à boa administração do governo Lula, e muito trabalho vamos, pouco a pouco nos impondo como economia respeitável e responsável e criando condições para o Brasil dar as cartas na definição da sua taxa de juros.

Isso está sendo conquistado, mesmo aumentando os gastos do Estado, com programas sociais, investimentos, reajuste de salários mais justos para servidores, contratação de concursados.

Abaixo o Serra disse...

José Serra é igual àquele comentarista esportivo que fica caladinho durante o jogo, com medo de dar palpite errado, e depois assiste ao videotape 3 vezes, e só aí vai comentar em uma mesa redonda o que o técnico deveria ter feito, depois do jogo acabado e de saber que decisões deram ou não certo.

Assim ele faz suas críticas, mirando o passado.

Só agora quer vir dizer o que deveria ser feito em setembro passado. Diz que poderia ter cortado mais nos juros. Mas Serra ficou com medo de dizer isso na época porque havia o risco de, com um corte brusco houvesse maior fuga de capitais, sentimento de pânico com pessoas achando que a crise que era muito maior do que já acharam, provocando aumento no desemprego, desconfiança. Depois da "onça morta", Serra vem correndo querer caçá-la, quando já não adianta mais.

Enquanto isso o governo de São Paulo está devendo medidas anticíclicas de verdade contra a crise e para gerar empregos, como faz o presidente Lula e Dilma com o PAC, com a construção civil, com a redução do IPI de carros, fogões e geladeiras. Serra anunciou um "paquinho" muito tímido que ninguém sabe ainda a que veio.

Quem se deu bem com as medidas de Serra foram só a Globo, a Veja, a Folha e o Estadão, que receberam mensalões de socorro de Serra. Foram desde generosas verbas de publicidade, até compra de assinaturas com dinheiro dos cofres do governo de São Paulo, no momento em que as vendas de jornais e revistas estão minguando.

Petralha metralha Canalha disse...

Encontrei no blog do Josias:


Aécio: Lula e FHC serão vistos como um só no futuro



E eu, sem ler o restante da porcaria, pensei:

Lula, a Luz; FHC, a escuridão

Lula, a distribuição da riqueza: FHC, a concentração

Lula, a empatia com o povo; FHC, a antipatia

Lula, a independência externa; FHC, a subserviência

Lula, o crescimento econômico; FHC, a desaceleração

Lula, salário mínimo maior do que 250 dólares; FHC, menor do que 70 dólares

Lula, crescimento também do Norte-Nordeste; FHC, crescimento apenas do Sul-Suldeste

Lula, 20 milhões de brasileiros subiram de classe social; FHC, 20 milhões desceram de classe

Lula, 10 milhões de empregos; FHC, 100 mil

Lula, energia para todos; FHC, apagão para todos

Realmente, a luz existe porque existe a escuridão. O Bem existe porque se contrapõe ao Mal.

O Mascate disse...

Abaixo o Serra e Petralha Canalha.
Sobre a postagem, o que vocês tem a dizer?
cadê o socorro do governo Federal a Sta. Catarina?
E por que os aviões da FAB não são mobilizados para levar as doações.
Façam seus comentários sobre a postagem e depois façam a propaganda que quizerem sobre o Batráquio, mas não esqueçam que eu sei ler e seus números são bem ruinzinhos e não se sustentam em uma analise mais profunda.
Quanto ao apagão do FHC, a estiagem deixou os reservatórios à míngua e com isso tiveram que usar o método da racionação. Agora, o Batráquio não pegou o mesmo problema, pois com chuvas e reservat´rios cheios a produção de energia ficou a contento. Pois, ele não construiu um metro sequer de linhas de transmissão ou de geração de energia, aqui na região está incluído no tal PAC uma termoeletrica que vem sendo construída já há alguns anos e o Batráquio muito sorrateiramente quer batizar a criança como sendo dele. Fazer um governo se utilizando de tudo que já estava instalado ou em instalação e colocar a "praca" com o nome do PAC só pode dar méritos ao governo e regojizo aos menos avisados.
Em outras palavras o Batráquio adora gozar com o pau dos outros.

Laguardia disse...

Os petralhas são tão incompetentes e o governo de FHC os incomodou tanto, principalmente devido ao fato de Lula ter feito até agora um governo medíocre, que eles não conseguem parar de atacar FHC.

Como não tem o que falar de bom do governo Lula, porque não há nada de bom, ficam repisando o governo de FHC que terminou há sete anos atrás.

Comentários como este só reforçam a minha convicção de que o governo Lula é um fracasso total.

Petralha metralha Canalha disse...

Fernando dodói,

Tu escreves, escreves e escreves e lá de vez em quando fala uma verdade. De resto, como nessa tua resposta só há mentiras e análises completamente equivocadas.
Nada do que falas se sustenta.
Tanto que não sabes que o PAC investe R$ 274,8 bilhões na ampliação do setor energético. O
programa desenvolve 602 ações. 79% das obras seguem o planejado. Todos os projetos já estão em andamento, cumprindo o cronograma

Para que os investimentos sejam feitos em consonância com o desenvolvimento econômico do País, o Governo Federal planejou a expansão do sistema elétrico para que assegure o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Contando com um orçamento de R$ 274,8 bilhões até 2010, todos os projetos já estão em andamento. Por ora, mais de 79% das obras seguem o planejado.

A ampliação da potência instalada (energia disponível) teve início em 2007, com a realização de quatro leilões para a produção de mais 9.928mW, estando entre eles, o destinado à construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira. Com capacidade de produção de 3.150mW, a obra deverá ser iniciada até agosto deste ano. O PAC prevê também a finalização de outras 15 hidrelétricas e 16 térmicas. Quando estiverem concluídas, essas instalações vão gerar um total de 4.148mW, o suficiente para iluminar um estado como Minas Gerais.

Para este ano, estão previstos quatro novos leilões de geração com potencial de geração de mais 7.000mW. Mas não basta apenas produzir energia. É preciso garantir que ela alcance lares e indústrias. Na área de transmissão, o Governo Federal fez o leilão para a construção de 1.930km de linhas. As obras de 850km de transmissão foram concluídas, enquanto outros 2.240km estão em obras.

Um dos destaques neste investimento é a linha de transmissão Desterro-Palhoça. Com 130km, ela vai garantir a iluminação da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis). Nos próximos meses, serão abertos leilões para mais 11 empreendimentos voltados à transmissão de energia, com extensão de 5.691km.

Entre os leilões lançados pelo Governo Federal está o destinado à construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira. Com capacidade de produção de 3.150mW, a obra deverá ser iniciada até agosto deste ano.

Deixa de ser asno e se informe, viu o frustrado!

Conselho para tí e para mais alguns outros asnos que jogam confetinhos amigos para tí.

Abaixo disse...

Que alívio encontrar um espaço para que possamos resgatar nossa dignidade…Onde estão as fichas de inscrição e a “lojinha” para que adquiramos nossos “kits” da Ku Klux Klan, ó venerável Fernando da Távola Redonda…?

Antes de mais nada, ilumine meu caminho, e revele o mistério, do alto de sua douta autoridade: afinal de contas, jesus, o carpinteiro bastardo é filho de josé(o corno), do espírito-santo, ou de seu pai, que no fim das contas era ele mesmo…foi incesto ou foi bigamia com a virgem(??)…

Responda, o sabedor da trindade, e permita-me cerrar fileiras junto as hostes da tradição, família e propriedade…

Fick deine Mutter mit allen disse...

O PPS, o PSDB de José Serra e o DEM (DEMos), que estavam atuando com tropa de choque dos banqueiros da FEBRABAN (Federação Brasileira de Bancos), ao usarem a poupança como escudo para impedir a queda da taxa de juros, quebraram a cara.

Os pequenos poupadores serão preservados.

99% dos poupadores tem saldos abaixo de R$ 50 mil, e não terão qualquer modificação em seus rendimentos, quando a proposta entrar em vigor em 2010.

Quem tem poupança acima de R$ 50 mil também poderá estar isento dependendo do valor de outros rendimentos.

Por outro lado, os banqueiros terão que se contentar com juros menores, pois a Selic pode cair até abaixo de 7% ao ano, que não terão como especular com caderneta poupança, pois quanto maior o investidor, menos rentável é investir na poupança.

O PPS entrou para a história como um partido indecente, devido aquela propaganda suja, imoral e terrorista, que fez até pequenos poupadores idosos perderem seus rendimentos do mês da poupança ao sacarem o dinheiro com medo, justo no momento em que a poupança é um dos investimentos seguros mais rentáveis que existe, e continuará sendo para os pequenos poupadores.

O lobby da bancada dos banqueiros, representada pelos DEMos e tucanos, não conseguiram repetir o que fizeram com a CPMF, e dessa vez não conseguirão transferir renda da massa do povo brasileiro para os tubarões da FEBRABAN via taxas de juros altas, como tencionavam fazer, recebendo, depois "doações de campanha" dos banqueiros, em retribuição.

Andrezão disse...

Dias desses, estava na casa de um sujeito mega-fascista, daqueles que tem ódio mortal do Lula, do PT e de tudo que cheira a esquerda, quando no meio de uns de seus resmungos típicos, que eu não respondo para não cair em provocação barata, começou a falar mal da Justiça e do presidente do STF.

Fiquei curioso. Como é possível o senhor Gilmar Mendes, o Darth Vader do STF, ser odiado tanto pela esquerda quanto pela direita?

A esquerda não gostar do sujeito é algo natural. Afinal, trata-se de uma pessoa autoritária, truculenta, típico filhote da ditadura que adora os holofotes da mídia golpista para falar mal de tudo que cheire a esquerda e fazer pré-julgamentos canhestros - algo que é no mínimo anti-ético levando-se em conta a posição que ocupa.

Agora, como é que um representante típico do pensamento elitista, preconceituoso e anti-democrático pode ser desprezado também por pessoas do campo da direita? A resposta está, é claro, no Partido da imprensa Golpista.

Da mesma forma que, como diz o Mino Carta, agarrariam fio elétrico desencapado se isso representasse a derrota das esquerdas, os barões do PiG foram todos em bando lamber as botas do Darth Vader do STF. Viram nele a melhor opção para tentar mais um golpe contra o governo Lula ou, caso não desse certo, representar a direita no próximo pleito eleitoral. Cogitava-se até que Mendes fosse o vice na chapa de Serra, da aliança PSDB-DEMo. Graças à atuação do PiG, via seus jornalistas-jagunços e vomitadores de opinião, Gilmar Mendes virou celebridade da noite para o dia.

Mas as coisas começaram a desandar quando o banqueiro Daniel Dantas foi em cana. Como todo o PiG tinha (e tem) rabo preso com o orelhudo, saíram rapidinho na defesa do sujeito, tentando transformar bandido em mocinho e mocinho em bandido, numa das operações midiáticas mais ridículas e grotescas que se tem notícia no Brasil.

Isso, por si só, já deixou todo mundo com a pulga atrás da orelha. Mas o que foi realmente o prego final no caixão das esperanças de Gilmar Mendes deu-se quando o PiG deu nó em pingo de água para tentar atrelar os crimes do Daniel Dantas ao PT. Assim, Folha, Veja, Estadão, Globo e esgotos afins, convenceram seus leitores boçais que Daniel Dantas era, antes de tudo, um operador dos esquemas de corrupção do PT, inclusive do dito "mensalão".

Bom, aí vem o Gilmar Vader e solta o banqueiro duas vezes, uma atrás da outra! Se esse fato isolado já não seria suficiente para deixar todo mundo puto da vida, para a turma da direita ele ainda é o cara que tirou da cadeia o banqueiro bandido que, segundo o PiG, alimentava a roubalheira do PT!

Pensem comigo: é ou não é hilariante? O PiG, mais uma vez, deu um tiro de espingarda calibre 12 não apenas no próprio pé, perdendo mais um pouco da pouca credibilidade que ainda lhe resta, mas também acertou em cheio na sua "nova esperança" contra as esquerdas, o Gilmar Mendes!

Olha, eu vou te dizer. As duas eleições do Lula fizeram a todos nós embarcar numa grande aventura, cheia de idas e vindas, altos e baixos e momentos de forte emoção. Mas essa aventura tem reservado também momentos de alta comicidade, oriundos principalmente do destrambelhamento do PiG e de seus jornalistas-jagunços e vomitadores de opinião.

O negócio é, portanto, relaxar e aproveitar o passeio, pois muitas emoções e divertimentos ainda estão pela frente...

Laguardia disse...

Fernando

Parabens pelo seu blog. Está incomodando muito aos petralhas. Para vir aqui e escrever, alias copiar e colar tanda besteira.

Isto é bom. Aumenta o número de leitores e mostra que a turma do Lula e do PT só tem cabeça para separar as orelhas e usar boné do MST.

Como sempre disse é uma turma que não está preparada para o ebate pois não tem idéias próprias.

Mais uma vez você está de parabens por estar tão prestigiado.

Continue assim macanudo. Não se importe com a QRM.

O Mascate disse...

Meu caro Laguardia a PTzada anda muito agitadinha, e como meu blog não é moderado eles fazem a festa por aqui, mas na verdade é bom para todo mundo, desde que se usem idéias próprias, ficar no CTRL C CTRL V as vezes enche o saco, mas é o preço que pago por manter este espaço democráticamente aberto aos comunistóides patralhotários.

Agora prete atenção tem um xarope aí que me chamou praticamente de membro da KKK..kkkkkkkk!!!!!
Mas no fundo vamos lendo e vendo quem tem razão, ou quem é apenas mané de carteirinha.
Mas vamos que vamos este blog é para debater e criar polêmica. Ficar copiando postagens e moderando comentários não é bem um espírito democrático.

Abraçaõ Macanudo.

O Mascate disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Mascate disse...

Petralha Canalha
Você anda muito nervosinha, talvez seja uma TPM?
Vem ao meu blog e fica soltando sandices e demosntrando sua total falta de educação e respeito aos outros comentaristas.
Isso mostra ne realidade o quanto é lamentável o jeito PTralhot´[ario de ser, você ia bem na sua Cópia de noticias até começar a PTralhar e baixar o nível ofendendo e xingando.
Mas cada um dá o que tem não é mesmo?
Petralha por ser um EQUUS ASINUS dá coices...
Você bem que se esforça mas falta algo que os esquerdiotas ainda não conseguiram. Educação e polidez.
Quem nasceu para pastar vai morrer de quatro, e esse é o seu caso.
MANÉ!!!!

O Mascate disse...

Abaixo
Lendo sua postagem cheguei a conclusão que em matéria de sandices você ainda não atingiu o nível mais ABAIXO de sua capacidade.
Cara você se superou em escrever bobagens e insanidades, sua família já sabe dessa sua doença?
Vai se tratar meu caro!!!!
Sobre a KKK, só tenho a lamentar que um esquerdopata faça comparações com a Klan que era um movimento racista, quando o socialismo matou milhares de pessoas em defesa de uma ideologia falida. Acorda cara!!! Vir aqui e fazer postagens ou comentar algo sério é até bom para a democracia, agora vir aqui e despejar sua idiotice só mostra o quanto você é covarde, pois se esconde em um FAKE.
Venha com nome e endereço que talvez debateremos, se continuar vindo apenas para vomitar escondido no anonimato vai ficar pregando no deserto, pois não perderei nem tempo em te ler e nem em te bloquear..
XAROPÃO!!!

Petralha metralha Canalha disse...

Urge encontrar um modo de vetar o acesso da gentalha bolchevique neste sacrossanto sítio. A cada dia é mais doloroso verificar a impertinência da plebe, que já não reconhece seu lugar. Tudo isso é culpa do usurpador barbudo, com seus maléficos programas de distribuição de renda e acesso digital. A ralé vermelha, mercê dos programas de financiamento de computadores proporcionados pelo sinistro líder do foro de São Paulo, e dos maléficos pacotes das operadoras de telefonia, seduzidas pelo marxismo stalinista, perdeu a compostura e já não teme o castigo por sua insolência.
Volto a sugerir que consultemos nosso irmão Daniel Dantas para que ele, em sua magnanimidade, nos ceda a tecnologia que empregou para blindar seus HDs contra as ações da KGB lulista.
Regressei hoje de meu retiro purificador com aquelas irmãs boas,radioamadoras, gêmeas e louras, e estou um tanto cansado. Por isso voltarei a este assunto oportunamente.

Abaixo o Serra disse...

Preparai-vos bando de parasitas!
A vez do Povo está chegando e breve, muito breve, todos vocês terão de enfrentar a ira sagrada dos tribunais populares!
Aí então cinco séculos de opressão serão vingados e o sangue da aristocracia branca e senil correrá a bem da redenção histórica do verdeiro povo mestiço brasileiro!!

Andrezão disse...

Senhor Chacal,

Não restará piedade de Vós, quando Lúcifer tomar posse de sua alma, nos seus domínios, na mansão dos proscritos, no reino dos desesperados, na habitação dos impuros de fé e carentes de sabedoria. Ainda é tempo, maldito, de arrependeres de suas aleivosias, bastando para tal, ajoelhardes sobre duas tampinhas de CRUSH DIET, enquanto assistes a declaração de CHIRICO SERRA sobre como se pega O RESFRIADO DO PORQUINHO! Depois, faça mais duas sessões de 8 em 8 horas (cada sessão de 1:56 mim) assistindo ANA MARIA BREGA, O SOFÁ DA HEBE, ou a discografia completa de IVETE SANGALO. Ou então, condenado, estarás lançado seu nome no ROL dos preferidos do COISA RUIM, para todo o sempre, AMÉM!!!

QUE ASSIM SEJA!

Samuca disse...

Fernando
Você tá lascado meu chapa.
Tem um maluco beleza, tipo MERDAmorfose ambulante que não sai deste blog, agora deu para passar horas na internet buscando textos com palavrório rebuscado e talvez até um tanto castiço.
Só ele ainda não percebeu que o mundo sabe que todos esses "nomes" que ele usa vem sempre da mesma cabecinha oca e debilitada em neurônios.
É Fernandão desse modo vais queimar no mármore do inférno PeTralha.
Na verdade o que esse "malaco" quer é que você modere os comentários. As vezes até parece que nem PeTralha ele é, não custa ficar de olhos abertos em alguns desafetos que você possui.

E quem sabe até oferecer o prêmio URSINHO "BLAU BLAU" para ele.

O Mascate disse...

Samuca
Você tem razão, esse PTralhotário é sempre a mesma pessoa, seria ele um "bate pau" de outro blogueiro senil e reformado?
Vamos esperar para ver e continuaremos lendo toda a sandice desse menino.

Amigão do mascate de seus "amiguinhos" amestrados disse...

Fétidos filhos das trevas, meus irmãos!

É bom, deveras fundamental revelar os escusos desígnios desses agentes comunistas, bolcheviques e comedor de curumins, usuários eventuais de lentes de contacto azuis para se camuflarem dentre nós. Ressalto que tenho muito medo, tanto medo quanto vocês e nossa amada Regininha tem. E caso a comunista, comedora de nenens de olhos zuis, Dilma, eleger-se nas próximas eleições, sob o efeito desses bons, digo, péssimos resultados da economia e desse tal PAC(to) com o diabo? Como ficaremos? Fará falta o guia viripotente Zé Serrinha, que é intrépido e não perde a meiguice para com seus eleitores tanto quanto com seus suinozinhos espirrões.

Um abraço por trás ao meu amigo otário, Fernando, e seus "amiguinhos" amestrados!

JC Ribeiro disse...

Fernandão
Vou usar o Ctrl C Ctrl V, para postar um texto que veio a mim via E-Mail mas tem tudo a ver com o que ocorre no seu Blog com esse panzé metido a intelectual verborrágico.

Cadastro na web e a valentia dos anônimos
Ainda falta mais de um ano para começar oficialmente a campanha presidencial de 2010, mas as feras já estão soltas na web, prontas para matar ou morrer, como se o país estivesse em guerra.

Dá para imaginar o que nos espera nesta primeira eleição geral no Brasil na qual a internet terá um papel decisivo, como já vimos na campanha que levou Obama à presidência dos Estados Unidos.

Com mais de 60 milhões de brasileiros já ligados à grande rede, uma terra de ninguém, sem regras nem responsabilidades claramente estabelecidas em lei, o vale tudo não tem limites, e fica cada vez mais difícil estabelecer um debate minimamente civilizado.

Quem me chamou a atenção para esta situação nova e preocupante na disputa política foi o colega Luiz Antonio Magalhães, em corajoso artigo publicado esta semana no Observatório da Imprensa, sob o título “Blogosfera desvairada _ Sob o império da lei da selva”.

Encarregado de fazer a moderação dos comentários do OI, Magalhães fala das dificuldades encontradas. “Em muitos casos, os internautas reclamam de “censura”, em outras apontam supostas ofensas e até crimes de calúnia, injúria e difamação em textos liberados pelo moderador”.

Eu mesmo muitas vezes fico na dúvida sobre o que devo ou não liberar para publicação. Se levar esta tarefa a ferro e fogo, sobraria pouca coisa, e logo seria xingado de censor por não aceitar opiniões contrárias às minhas.

Não se trata disso, garanto. Desconheço outro blog em que a área de comentários publique tantas críticas ao próprio autor e a tudo o que ele escreve, como são testemunhas os leitores deste Balaio _ entre outras razões, por ter trabalhado durante dois anos no governo Lula, como informa meu currículo profissional publicado aqui ao lado direito.

O grande problema que vejo nesta história toda, desde que comecei a escrever na internet, em 2005, é a praga do anonimato que se espalha por todos os espaços da web.

Em alguns blogs _ não é o caso do Balaio, onde a grande maioria dá seu nome completo _, a quantidade de leitores que se “identificam” como “anônimos”, ou usam alcunhas, pseudônimos, niks e não sei mais o quê, é assustador, chega a quase 100%.

Gostaria de saber qual o motivo destes valentes caluniadores não poderem se apresentar com seu próprio nome, arcando com as consequências por aquilo que escrevem.

Agridem com a maior leviandade a honra alheia, levantam falsas acusações, ofendem outros leitores e, quando seus comentários não são publicados, saem gritando: “Censura! Estou sendo censurado!”.

Luiz Antonio Magalhães observa, com toda razão:

“A internet é um fenômeno ainda muito novo no mundo inteiro. A legislação que servia para a imprensa escrita, falada e televisiva não contemplava tamanho grau de interatividade e muito menos as enormes possibilidades de anonimato que a rede mundial permite e até incentiva”.

A baixaria permitida por este anonimato muitas vezes é incentivada pelos próprios blogueiros, que atiçam seus fiéis seguidores a se tornarem cada vez mais intolerantes, sectários, preconceituosos e fanáticos, criando verdadeiras cruzadas em defesa do seu campo ideológico e de ataques a quem pensa diferente.

Magalhães pinçou alguns exemplos de blogs em que os leitores repetem com mais fúria e sem nenhuma responsabilidade os bordões dos donos do pedaço. Não se trata de eventuais aberrações.

Esta prática está-se tornando cada vez mais comum na web, fazendo lembrar aqueles rapazes da TFP (por onde andarão?), que ficavam com seus estandartes pelas esquinas da cidade praguejando contra o perigo vermelho que ameaçava a tradição, a família e a propriedade.

A cada dia aparecem novos justiceiros botando mais fogo no circo numa disputa feroz para ver quem é o mais radical, o mais ousado, formando novas legiões de fanáticos que se recusam a utilizar argumentos para combater idéias, partindo diretamente para o confronto insano, que tem como pano de fundo a disputa eleitoral do próximo ano.

Magalhães lembra que o STF acaba de derrubar a Lei de Imprensa da ditadura, sem estabelecer novas regras para disciplinar a atividade. “Está valendo o que diz a Constituição Federal, promulgada quando a internet ainda engatinhava no país”.

Concordo plenamente com ele, quando diz:

“Não é preciso ser nenhum gênio para perceber que existe um vazio enorme, uma lacuna que precisa ser preenchida. Não se trata, é óbvio, de defender a restrição das atividades que os internautas desenvolvem na web, mas sim a de algumas regras básicas para disciplinar estas atividades. A internet não pode se transformar em uma máquina de moer reputações”.

Não gosto de apenas fazer diagnósticos, mas me esforço para encontrar soluções concretas.

Assim como defendo para todos o direito de ir e vir com seus automóveis, desde que tenham carteira de motorista e respeitem as leis do trânsito, também defendo a liberdade para que todos escrevam o que bem entenderem na web, mas que sejam responsáveis por suas palavras.

Não é justo que o responsável pelo blog esteja sujeito a processos na Justiça pelos crimes praticados por terceiros na área de comentários e seja obrigado a passar o dia inteiro cercando os cachorros loucos que invadiram a web.

Por isso, proponho que se crie alguma regra do jogo que todos sejam obrigados a respeitar, até para que a internet possa continuar sendo este fantástico instrumento de democratização de informações e opiniões, um espaço que deixou de ser monopólio de meia dúzia de empresas e colunistas do pensamento único.

Uma forma de se estabelecer um mínimo de civilidade na grande rede é criar uma espécie de Cadastro Nacional de Internautas.

Cada cidadão teria direito a uma senha para frequentar este espaço, uma vez registrado com seu nome verdadeiro, endereço, CPF e demais dados para que possa ser criminalmente responsabilizado, se não respeitar as leis vigentes no país.

Deixo aqui a minha sugestão, mesmo sabendo que o assunto é bastante delicado e, portanto, polêmico. Mas é importante abrir esta discussão, que deve ser travada no Congresso Nacional e em todas as instâncias da sociedade civil organizada.

Trata-se de uma questão vital para a democracia, diante desta grande revolução nas comunicações humanas deflagrada pela internet, com consequências ainda imprevisíveis.
Enviado por: Ricardo Kotscho - Categoria(s): Blog

Abração
JC

J.Sebastião disse...

Fernando!

Há muitos mal educados no "O Mascate" um deles é esse de Petralha Metralha Canalha.

Entretanto foi o único que, mesmo levando a questão por via tortuosas, trouxe-nos dados e informações neste trecho:

""""Tanto que não sabes que o PAC investe R$ 274,8 bilhões na ampliação do setor energético. O
programa desenvolve 602 ações. 79% das obras seguem o planejado. Todos os projetos já estão em andamento, cumprindo o cronograma

Para que os investimentos sejam feitos em consonância com o desenvolvimento econômico do País, o Governo Federal planejou a expansão do sistema elétrico para que assegure o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Contando com um orçamento de R$ 274,8 bilhões até 2010, todos os projetos já estão em andamento. Por ora, mais de 79% das obras seguem o planejado.

A ampliação da potência instalada (energia disponível) teve início em 2007, com a realização de quatro leilões para a produção de mais 9.928mW, estando entre eles, o destinado à construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira. Com capacidade de produção de 3.150mW, a obra deverá ser iniciada até agosto deste ano. O PAC prevê também a finalização de outras 15 hidrelétricas e 16 térmicas. Quando estiverem concluídas, essas instalações vão gerar um total de 4.148mW, o suficiente para iluminar um estado como Minas Gerais.

Para este ano, estão previstos quatro novos leilões de geração com potencial de geração de mais 7.000mW. Mas não basta apenas produzir energia. É preciso garantir que ela alcance lares e indústrias. Na área de transmissão, o Governo Federal fez o leilão para a construção de 1.930km de linhas. As obras de 850km de transmissão foram concluídas, enquanto outros 2.240km estão em obras.

Um dos destaques neste investimento é a linha de transmissão Desterro-Palhoça. Com 130km, ela vai garantir a iluminação da Ilha de Santa Catarina (Florianópolis). Nos próximos meses, serão abertos leilões para mais 11 empreendimentos voltados à transmissão de energia, com extensão de 5.691km.

Entre os leilões lançados pelo Governo Federal está o destinado à construção da Usina Hidrelétrica Santo Antônio, no Rio Madeira. Com capacidade de produção de 3.150mW, a obra deverá ser iniciada até agosto deste ano.""""

Esperamos do blogueiro dados e informações que encontrem suporte para rebater convincentemente esse cara.

abraços