* Democracia neste país é relativa, mas a corrupção é absoluta *

* Democracia neste país é relativa, mas a corrupção é absoluta *
QUANDO A POLITICA INTERFERE NA JUSTIÇA NADA MAIS FAZ SENTIDO

terça-feira, março 17, 2009

Censura para Garbriel o Pensador

Recebi um e-mail trazendo a notícia de que uma música de Gabriel O Pensador teria sido censurada em seu último CD. Como anexo, vinha a tal música e sua letra. Ao ouvi-la, me perguntei qual teria sido a razão da censura, pois o que o compositor diz na letra é exatamente aquilo que todos os jornais do país repetem diariamente: nossos políticos não prestam. Imaginei que só podia ter sido censura da própria gravadora, pois o comando dessas empresas é basicamente formado por gente medíocre, que morre de medo de processos e ameaças governamentais.

Mas a música em si, não traz nenhuma novidade a não ser exteriorizar o que um rapaz muito inteligente e talentoso (sempre gostei muito do trabalho dele) sente diante de toda a gatunagem oficial. Chico Buarque já havia feito isso nos anos 70 com Homenagem ao Malandro, portanto não entendi a suposta censura. Depois soube que a música não foi censurada, pois fazia parte do quinto disco de Gabriel, mas o e-mail cumpriu seu papel, até para inspirar esse artigo.

Na música, Gabriel diz que a corrupção é a causa da fome, da violência e do atraso. Isso é lógico. Existe corrupção na saúde, na educação, no Executivo, no Judiciário, no Legislativo, na esfera federal, estadual ou municipal e todo mundo sabe disso. Desviam dinheiro até de merenda, de remédios, de ambulâncias, entre outras coisas que em países sérios levariam ao linchamento político dos gatunos, mas não é isso que acontece por aqui. Nessas bandas, os autores desses delitos são eleitos senadores, deputados, vereadores, prefeitos, governadores e até presidentes.
Um petista de origem sindical concordou comigo que jamais imaginaria os afagos de nosso Pequeno Timoneiro à banda podre do PMDB, se isso lhe fosse perguntado há oito anos atrás. Muito menos que cirurgias plásticas fossem elementos obrigatórios de uma campanha eleitoral petista. "Pega ladrão", diz o refrão da música de Gabriel O Pensador, e isso é o que todos os homens com um mínimo de honestidade dizem nesse país quando assistem ao Jornal Nacional. "Banda podre do PMDB" disse eu, mas existe banda boa? O que pode existir é a banda dos omissos, que deixam os ladrões a vontade.

Se existem políticos corruptos, isso acontece com a conivência dos supostos honestos, que se acovardam diante das gatunagens. Enquanto isso, no país do Carnaval, o ministro do Trabalho afirma que vemos a crise através do espelho retrovisor. Pois é, mais de 130 mil postos de trabalho fechados e o ministro ainda não viu a crise. O presidente não sabe de nada e seu ministro é cego. Nenhum deles se preocupa ao menos em manter as aparências. No Judiciário o estilo "Jobim" foi substituído pelo estilo "Gilmar", a Corregedoria da Câmara quase fica nas mãos de um sonegador (para ser magnânimo) e os ministérios são negociados com preço acertado. No Senado, Sarney ganha a presidência e Renan garante a pensão de seu rebento.

Sem dúvida, Zeca Pagodinho está certo, tanto quanto Gabriel O Pensador: se gritar pega ladrão, não fica um, meu irmão!

Roberto Mohamed
http://politicaeconversa.blogspot.com/
Share/Bookmark

10 comentários:

Anônimo disse...

Eu de novo.
Adivinha em homenagem a que governo essa música foi feita?
Uma dica, ela é de 2001.

Ps: minha mãezinha gosta do meu nome.

Anônimo disse...

Bob Jeff,
Concordo que essa música seja de 2001, só que estamos em 2009 e como diz o refrão da música de Leo Jaime: ...E Nada Mudou...

Seja em 2001 ou em 2009 as moscas mudaram de cor, mas a merda ainda é a mesma...as que voavam em 2001 eram azuis agora em 2009 são vermelhinhas...e continuam sobrevoando o monte de merda...
Portanto a música do Gabriel o Pensador é mais atual do que nunca.

Bob Jeff?
KKKKKKKKKKK!!!!!
Sem noção.

Anônimo disse...

Dom Fernando.
Está perdendo a mão ou perdeu o pique com o Blog?
Não tenho visto mais seus comentários ou seus textos?
Está sem gás meu camarada?

Ser blogueiro é um exercício de paciência e de engolir sapos...

Sobre o texto do Brilhante Advogado Roberto Mohamed, o que pega é que mudam-se os governos e nada melhora para o povo.
Concordo com o Samuca, 2001 ou 2009 o que mudou de verdade na classe política do Brasil?
N.A.D.A....

O Mascate disse...

Grande João.
Não perdi o pique com o Blog, acontece que meu tempo está ficando ultra-super-hiper-mega apertado, o trabalho está "bombando" e a noite estou exausto demais para ficar escrevendo, então vou postando o que recebo via E-Mail, tudo que acho interessante ou algo de mais grave.
Não perco a mão, estou realmente sem tempo.
Nem pela praia dar um rolê de moto eu tenho conseguido...vai vendo...

Abração.


Volto a dizer...
Bob Jeff?!?!
Que falta de gosto...

Pan disse...

rsrsrs ah eu gostei do nome do Bob Jeff!!! Se bem que eu sou a pessoa mais suspeita pra falar em nomes! hahahhaa
Passadinha pra deixar um oizinho meu amigo!
Bjs

Verdades Não Contabilizadas disse...

O que me dá nojo é o silêncio obsequioso do Chico Buarque. Giletão, comunista rico e bobalhão.
Porque não faz uma musiquinha de protesto que nem as de 70?

Formai disse...

"diz na letra é exatamente aquilo que todos os jornais do país repetem diariamente: nossos políticos não prestam."

He he ... povo idiota esse brasileiro, essa música é meramente idiota e simplista, como tudo o que se diz nos jornais. Só ajuda as pessoas a se afastarem da política, afinal o que é político? Falar que os políticos não prestam, lugar comum, porque então os nossos grandes empresários não se candidatam, ou os bancários ou os trabalhadores rurais, ou melhor os jornalista sábios e integros...??? Ah!!! virariam políticos de uma hora para outra??? Ha ha letra idiota essa que no fundo não diz nada, só joga para torcida e foi censurada pela própria gravadora, vai ver que pela qualidade ... péssima...por sinal... rsrs..

O dia que esse povo entender que a política é o único meio oficial que temos de melhor algo e começar a participar talvez esse país mude de direção, por enquanto somos só um bando de bundões que só reclama nas mesas de bar enchendo a cara, mas não tem coragem para assumir nada, tomar a frente de nada, mostrar a cara e lutar por algo, dá muito trabalho ... he he...

João O. disse...

Formai,
a música é simplista e só ajuda as pessoas se afastar da política? Deve ser porque vc não ouviu ela até o fim:

Você presta atenção no que o candidato diz?
Ou cê vota em qualquer um, seu babaca?
E depois da eleição, você cobra resultado?
Ou fica aí parado, de braço cruzado?
Cê lembra em quem votou pra Deputado?
E quem você botou lá no Senado?

Vc, em sua maravilhosa torre de marfim e longe de qq influência, deve fazer muito pela política e pelo país escrevendo dessa forma bem arrogante e irônica.
Fique o recado, 2010 chegou. Basta a cada um de nós fazer o seu papel, e respeitar os seus direitos e sua inteligência.

Anônimo disse...

Vamos pedir p/ o Ratinho entrevistar o Gabriel pensador em seu programa e comentar sobre a musica sensurada.

Anônimo disse...

Provavelmente nossa geração deixe de existir sem ter conhecido uma classe política séria e um judiciário moral. Esperar o que de bom de um pais com Lulas e Sarneys no poder e Jorginas e Nicolaus no judiciário? Pobre Brasil!!

José Negro Brasileiro