* Democracia neste país é relativa, mas a corrupção é absoluta *

* Democracia neste país é relativa, mas a corrupção é absoluta *
QUANDO A POLITICA INTERFERE NA JUSTIÇA NADA MAIS FAZ SENTIDO

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

José Sarney ou Sir Ney?

A revista inglesa "THE ECONOMIST" publicou uma matéria em 5 de fevereiro com o seguinte título:
"Quando dinossauros ainda vagam"
Essa matéria é uma avaliação sobre a carreira política e a eleição de José Sarney à presidência do senado.
Abaixo transcrevo alguns trechos mais importantes da matéria para não me alongar demais.
.
"José Sarney começou sua carreira política há mais de meio século atrás"
"E nos últimos 40 anos, ele tem controlado a sorte do estado do Maranhão"
" Já foi eleito deputado federal (duas vezes), governador, senador (duas vezes)."
" Em 1985 ele tornou-se o "acidental", e "banal", presidente do Brasil quando o homem escolhido para o trabalho, Tancredo Neves morreu antes que pudesse assumir."
" Mais recentemente ele consegue ser eleito senador pelo estado do Amapá (duas vezes).
"José Sarney ainda representa o retrocesso semi-feudal que ainda prevalece na política do nordeste do Brasil".
" Mas com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele foi eleito esta semana para presidir o Senado."
" É a terceira vez na sua carreira política que ele assume este poderoso cargo que confere muito prestigio, influência e poder de controle sobre a agenda do governo, sem contar as inúmeras oportunidades de patrocínios, negociatas, e barganhas políticas".
"Dominância por um único homem ou a família não é incomum no Brasil do nordeste."
" A família Sarney controla no Maranhão a maiorias dos jornais, rádios e tem a concessão de TV. A sua estação de televisão transmite os programas da Globo, que produz os mais populares programas da TV do Brasil, as telenovelas. E estas são intercaladas com brilhantes reportagens sobre a família do maior proprietário rural do estado.
Esse controle de televisão e estações de rádio é particularmente útil em áreas rurais do Maranhão, onde a maioria do eleitorado é analfabeto"

.

Bem, entre outras a revista inglesa compara a eleição de Zésarney à um retocesso que chega ao feudalismo e chama o próprio político de Dinossauro.

O velho senhor feudal do Maranhão sentindo -se ofendido pela matéria escreveu uma carta para a revista protestando contra o texto pouco cortês e "mentiroso" do conteúdo da matéria.
E entre muitos absurdos e desculpas políticas que conhecemos muito bem, Zésarney em certo momento, se compara à Sir Winston Churchill, o polêmico primeiro ministro inglês, que chegou a ganhar um título de SIR da rainha da Inglaterra, a segunda guerra mundial junto aos aliados, e também um premio Nobel de literatura.

Para que o Dinossauro político brasileiro possa ser realmente comparado ao velho primeiro ministro britânico, ele ainda precisa ganhar uma guerra, ser reconhecido pela rainha da Inglaterra, aprender a escrever, e acima de tudo, morrer....
Só irá faltar ele mudar o próprio nome para "José SIR Ney."
O que mais impressiona é que esses senhores feudais, políticos e caras de pau em geral, acreditam que a Inglaterra é igual ao Brasil, que o povo lá é ignorante e não lê jornais. A eleição de Zésarney é um retrocesso político, uma manobra que afronta aos olhos e à dignidade do povo brasileiro, mas o povo?, Ora o povo...esse está gastando mais de 4 Milhões de reais só em Abadás para sair no carnaval de Salvador atrás do Chiclete com banana...
E a marolinha?
Essa só pega nos 4.000 empregados da Embraer que foram demitidos ontem.


Share/Bookmark

4 comentários:

W.NETO disse...

Fernando, não posso confirmar, mas a pessoa que me contou este episódio, é muito séria. Se você notar nos meus posts sempre me refiro a este verme como Ribamar "sarney". Disse-me este amigo que há muitos anos, o barão do Maranhão estava em Londres e ouviu um motorista com uma placa de papelão, que falava em voz alta, procurando " Sir NEY". Ele gostou da fonética e passou a adotar este sobrenome, com registro em um dos cartórios da família, ofi corse!
Um forte abraço!

O Mascate disse...

Worf
Eu também sei dessa história.
E olha que eu me esqueci dela na hora de escrever o post.
Puts, o cara já é SIR, agora só falta morrer.

Abração e TKS pela lembrança.

Anônimo disse...

E, sobre o final do post: E inacio da silva ACHA que so com conversa ele resolve uma crise..e la vai ele contracenar na embraer...com direito a cameras, discursos e os mesmos absurdos de sempre.

João Renato Paulon disse...

Liberto,

Estou pensando em propor uma ação popular em face de Ribamar Sir Ney. O que vc acha de iniciarmos um movimento?

vamos trocar links, entre em www.olibertario.org

Gostei muito do seu blog, parabéns!