Páginas

sexta-feira, fevereiro 20, 2009

José Sarney ou Sir Ney?

A revista inglesa "THE ECONOMIST" publicou uma matéria em 5 de fevereiro com o seguinte título:
"Quando dinossauros ainda vagam"
Essa matéria é uma avaliação sobre a carreira política e a eleição de José Sarney à presidência do senado.
Abaixo transcrevo alguns trechos mais importantes da matéria para não me alongar demais.
.
"José Sarney começou sua carreira política há mais de meio século atrás"
"E nos últimos 40 anos, ele tem controlado a sorte do estado do Maranhão"
" Já foi eleito deputado federal (duas vezes), governador, senador (duas vezes)."
" Em 1985 ele tornou-se o "acidental", e "banal", presidente do Brasil quando o homem escolhido para o trabalho, Tancredo Neves morreu antes que pudesse assumir."
" Mais recentemente ele consegue ser eleito senador pelo estado do Amapá (duas vezes).
"José Sarney ainda representa o retrocesso semi-feudal que ainda prevalece na política do nordeste do Brasil".
" Mas com o apoio do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ele foi eleito esta semana para presidir o Senado."
" É a terceira vez na sua carreira política que ele assume este poderoso cargo que confere muito prestigio, influência e poder de controle sobre a agenda do governo, sem contar as inúmeras oportunidades de patrocínios, negociatas, e barganhas políticas".
"Dominância por um único homem ou a família não é incomum no Brasil do nordeste."
" A família Sarney controla no Maranhão a maiorias dos jornais, rádios e tem a concessão de TV. A sua estação de televisão transmite os programas da Globo, que produz os mais populares programas da TV do Brasil, as telenovelas. E estas são intercaladas com brilhantes reportagens sobre a família do maior proprietário rural do estado.
Esse controle de televisão e estações de rádio é particularmente útil em áreas rurais do Maranhão, onde a maioria do eleitorado é analfabeto"

.

Bem, entre outras a revista inglesa compara a eleição de Zésarney à um retocesso que chega ao feudalismo e chama o próprio político de Dinossauro.

O velho senhor feudal do Maranhão sentindo -se ofendido pela matéria escreveu uma carta para a revista protestando contra o texto pouco cortês e "mentiroso" do conteúdo da matéria.
E entre muitos absurdos e desculpas políticas que conhecemos muito bem, Zésarney em certo momento, se compara à Sir Winston Churchill, o polêmico primeiro ministro inglês, que chegou a ganhar um título de SIR da rainha da Inglaterra, a segunda guerra mundial junto aos aliados, e também um premio Nobel de literatura.

Para que o Dinossauro político brasileiro possa ser realmente comparado ao velho primeiro ministro britânico, ele ainda precisa ganhar uma guerra, ser reconhecido pela rainha da Inglaterra, aprender a escrever, e acima de tudo, morrer....
Só irá faltar ele mudar o próprio nome para "José SIR Ney."
O que mais impressiona é que esses senhores feudais, políticos e caras de pau em geral, acreditam que a Inglaterra é igual ao Brasil, que o povo lá é ignorante e não lê jornais. A eleição de Zésarney é um retrocesso político, uma manobra que afronta aos olhos e à dignidade do povo brasileiro, mas o povo?, Ora o povo...esse está gastando mais de 4 Milhões de reais só em Abadás para sair no carnaval de Salvador atrás do Chiclete com banana...
E a marolinha?
Essa só pega nos 4.000 empregados da Embraer que foram demitidos ontem.

4 comentários:

  1. Fernando, não posso confirmar, mas a pessoa que me contou este episódio, é muito séria. Se você notar nos meus posts sempre me refiro a este verme como Ribamar "sarney". Disse-me este amigo que há muitos anos, o barão do Maranhão estava em Londres e ouviu um motorista com uma placa de papelão, que falava em voz alta, procurando " Sir NEY". Ele gostou da fonética e passou a adotar este sobrenome, com registro em um dos cartórios da família, ofi corse!
    Um forte abraço!

    ResponderExcluir
  2. Worf
    Eu também sei dessa história.
    E olha que eu me esqueci dela na hora de escrever o post.
    Puts, o cara já é SIR, agora só falta morrer.

    Abração e TKS pela lembrança.

    ResponderExcluir
  3. E, sobre o final do post: E inacio da silva ACHA que so com conversa ele resolve uma crise..e la vai ele contracenar na embraer...com direito a cameras, discursos e os mesmos absurdos de sempre.

    ResponderExcluir
  4. Liberto,

    Estou pensando em propor uma ação popular em face de Ribamar Sir Ney. O que vc acha de iniciarmos um movimento?

    vamos trocar links, entre em www.olibertario.org

    Gostei muito do seu blog, parabéns!

    ResponderExcluir

Um blog sem estilo feito para esculachar quem eu bem entender.